terça-feira, 20 de outubro de 2009

Chuva, vento e ondulação fortes colocam Portugal Continental sob aviso amarelo

Previsões de chuva, vento e ondulação fortes colocaram todo o território de Portugal continental sob aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro. Lisboa e Porto acordam com inundações e trânsito complicado devido à chuva que caía forte no início da manhã.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê para o dia de hoje períodos de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoadas e rajadas de vento que podem chegar aos 80 quilómetros por hora nas terras altas.
A costa marítima de Portugal continental conhecerá ondulação forte com ondas que poderão alcançar cinco a seis metros de altura. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) activou segunda-feira o alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco até às 12h00 de hoje.A temperatura deverá descer em especial no interior. Para quarta-feira, O Instituto de Meteorologia mantém as previsões de chuva, por vezes forte a partir da tarde, que será de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Aguardam-se ainda trovoadas e nova descida da temperatura.
A chuva manter-se-á até ao final de semana no norte do país, conhecendo o centro e sul melhorias antes do fim-de-semana.Chuva provoca inundações na via pública e vários acidentes
Apesar das recomendações emitidas pelas autoridades, a chegada da chuva assinala o regresso das inundações e dos acidentes. A chuva forte que se fez sentir na manhã desta terça-feira causou pequenas inundações na via pública e muitos acidentes, sendo que o mais grave ocorreu às 09h30 no IC19, segundo informação dos Sapadores de Bombeiros e Estradas de Portugal.
O acidente registado no IC19 junto à curva do Palácio de Queluz, no sentido Sintra-Lisboa, envolveu várias viaturas e causou vários feridos, cujo número não estava determinado. O trânsito na Auto-Estrada do Norte, Auto-Estrada de Cascais, Auto-Estrada do Sul, IC-2/Sacavém e Auto-Estrada Oeste (A8), bem como em várias ruas da cidade de Lisboa processava-se com lentidão devido à chuva e a "pequenos toques". Chuva intensa provoca inundações na via pública e em edifícios no Porto
O Porto acordou esta terça-feira sob intensa chuva. Em resultado do mau tempo que se fez sentir várias foram as inundações na via pública, bem como em algumas habitações e na estação de metro 24 de Agosto.Os sapadores do Porto tiveram de responder a uma chamada às 07h45 para intervir na Estação de Metro 24 de Agosto devido à infiltração de água que está alagar o cais da estação. Ao longo da madrugada, os sapadores do Porto foram ainda chamados para desentupir sarjetas que estavam a provocar inundações na via pública. Também os Bombeiros Voluntários de Matosinhos/Leça tiveram de socorrer "duas ou três" famílias devido a inundações nas habitações."São os problemas do costume, as pessoas esquecem-se de limpar os telhados e as caleiras" explicou a fonte, referindo também a avaria de carros devido a inundações na via pública, nomeadamente na A28 junto à Exponor, Leça da Palmeira.

Fonte: rtp.pt