domingo, 20 de dezembro de 2009

Alerta Amarelo

De acordo com as informações actualizadas e disponibilizadas pelo IM, o estado do tempo no território de Portugal Continental será fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal entre o final de Domingo (20DEZ) e Segunda-feira (21DEZ). Como tal, salienta-se a ocorrência de precipitação por vezes forte, em especial nas Regiões do Sul, estendendo-se progressivamente ao resto do território. Poderá ocorrer queda de neve em quase todo o território, nas cotas acima dos 300 metros, com especial relevância entre a noite de Domingo e a madrugada de Segunda-feira. A temperatura na quase totalidade do território continuará a registar valores baixos, os quais, associados à previsível intensificação do vento aumentarão a sensação de desconforto térmico. Igualmente significativo será o aumento da agitação marítima na Costa Sul com ondulação que poderá atingir os 4,5 metros.Os efeitos expectáveis são os seguintes:Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;Inundações em zona historicamente mais vulneráveis;Cortes de estradas devido à queda de neve;Condições favoráveis à formação de gelo nas estradas;Aumento do desconforto térmico nas populações devido às temperaturas baixas, conjugadas com o vento forte nas terras altas, exigindo cuidados acrescidos, em especial para os grupos mais vulneráveis.
Perante a situação prevista pelo Instituto de Meteorologia, determina-se:
1. Aos Srs. Comandantes Operacionais Distritais (CODIS) e respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) de todos os distritos a passagem ao Estado de Alerta Especial NÍVEL AMARELO para o período de 21 00:00 DEZ09 até 21 23:59 DEZ09;
2. Ao Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) a passagem ao Estado de Alerta Especial NÍVEL AMARELO para o período de 21 00:00 DEZ09 até 21 23:59 DEZ09.
Neste nível de Alerta a previsibilidade de ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens. Devem adoptar-se medidas de prevenção, precaução e auto-protecção e adequar os comportamentos à situação.
Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, sem gerar alarmismos desnecessários.