segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Xavier Viegas apresenta livro sobre acidentes fatais em incêndios


“Cercados Pelo Fogo – Parte 2” é o título do livro da autoria de Xavier Viegas, baseado no relato dos acidentes fatais ocorridos em Portugal, em 2005, durante os incêndios florestais que ocorreram no país. Duarte Nuno Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e autor do prefácio, fará a apresentação da obra, hoje (dia 10), pelas 17h00, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.



Editado pelas Edições MinervaCoimbra, “Cercados Pelo Fogo – Parte 2” dá continuidade ao livro com o mesmo título, editado pelo autor em 2004. Destinado ao público em geral, visando aumentar a sensibilidade das pessoas para o problema dos incêndios florestais, esta obra baseia-se no trabalho de investigação científica realizado por Xavier Viegas e pela sua equipa.

Natural de Goa, licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Aerodinâmica pela Universidade de Coimbra, Xavier Viegas é, desde 1992, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e membro do Conselho Nacional de Educação.

Propagação dos incêndios florestais, a segurança pessoal e o apoio à decisão na gestão dos incêndios florestais são áreas de interesse deste investigador, fundador em 1990, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), uma unidade de investigação integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LETA).