sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Varias Valências dos GIPS













O Curso de Primeira Intervenção de Protecção e Socorro do GIPS/UI/GNR qualifica e certifica os Militares desta Subunidade para efectuarem operações de intervenção de 1ª linha em situações de emergência de Protecção e Socorro e Catástrofes ou Acidentes Graves.

UNIDADE ESPECIAL DE OPERAÇÕES SUBAQUÁTICAS
A UEOS é uma especialidade do GIPS, com mergulhadores militares, e tem por missão efectuar buscas e resgates em meio aquático e de proceder à inspecção judiciária subaquática. Está capacitada, e equipada, para actuar em zonas subaquáticos (rios, barragens e mar), realizar inspecções judiciárias subaquáticas mantendo a preservação dos meios de prova e proceder à sua recolha, reflutuação de objectos, protecção e segurança subaquática.

MP / NRBQ
São militares habilitados para o manuseamento com Matérias Perigosas, em caso de catástrofe ou para prevenção de uma possível ocorrência com este tipo de substâncias onde devido à sua inflamabilidade, ecotoxicidade, corrosibilidade ou radioactividade, podem causar danos graves e irreversíveis visto que por meio de derrame, emissão, incêndio ou explosão podem por em risco vidas humanas. Estes militares estão ainda habilitados a trabalhar em ambientes Nucleares, Radiológicos, Biológicos e Químicos.

BRM
Face à especificidade de alguns locais onde é característica a conjugação da montanha e de um coberto vegetal extenso, foi criada a especialidade de Busca e Resgate de Montanha. Constituída por uma força com militares experientes neste tipo de ambiente, com uma formação muito intensiva e especializada, permite ao comando do GIPS garantir um socorro rápido e seguro onde quer que tenha que actuar.

BREC
Esta especialidade é constituída por militares que receberam toda a sua formação na área de recuperação e resgate em caso de estruturas colapsadas, ficando aptos a intervir em caso de catástrofes ou outros flagelos que impliquem a intervenção de unidades especializadas nesta área. Recuperação em edifícios destruídos, túneis que cederam, entre outras missões, permitem a esta unidade o salvamento de vidas e a manutenção do fornecimento de bens essenciais.

RS (Recuperador Salvador)
Especialidade em Processo de Aprontamento

TRANSMISSÕES
A Secção de Transmissões do GIPS tem por missão manter e assegurar a exploração das comunicações da Subunidade, garantindo as acções de Comando e Controle Operacional.