O Instituto de Meteorologia colocou esta segunda-feira em risco máximo de incêndios alguns concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Castelo Branco, Portalegre e Santarém. As temperaturas vão ultrapassar os 30 graus.
Em risco muito elevado estão alguns concelhos dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o reduzido e o máximo. O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13h do dia anterior, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
No sábado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 332 incêndios que mobilizaram 3.615 bombeiros apoiados por 932 veículos. De acordo com a ANPC, no domingo ocorreram 334 incêndios que foram combatidos por 3.875 bombeiros, apoiados por 1.015 veículos.
O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado, em especial durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, mais prováveis nas regiões do Centro e Sul. Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e vento fraco.
Quanto a temperaturas, em Lisboa, Castelo Branco, Portalegre e Vila Real prevê-se uma máxima de 28 graus Celsius, em Leiria e em Évora 30º, em Coimbra e em Braga 31º, em Faro 25º e no Porto 26º.
Lusa / SOL