sábado, 12 de setembro de 2009

Bombeiros Voluntários de Manteigas passam a Posto de Emergência Médica




O Ex.mo Senhor Secretário de Estado da Saúde, Manuel Francisco Pizarro, presidiu hoje, dia 12 de Setembro, pelas 10h00, à cerimónia de passagem a Posto de Emergência Médica (PEM) de Manteigas, que teve lugar no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, estando também presente a Ex.ma Senhora Governadora Civil da Guarda, Dr.ª Maria do Carmo Borges, o Sr. Vogal do INEM Dr. Sá de Almeida, a Ex.ma Senhora Coordenadora do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra, Dr.ª Regina Pimentel e o executivo Camarário.
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, vê desta forma o sonho de anteriores dirigentes concretizado, ficando coma a sua frota de viaturas reforçada com uma ambulância do INEM. O equipamento será um importante recurso à disposição do Corpo de Bombeiros de Manteigas, e uma mais valia para a comunidade local.
As ambulâncias do INEM destinam-se à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte, cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida.
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, desde sempre esteve presente no socorro pré-hospitalar, inicialmente fazendo parte do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), posteriormente com a extinção do mesmo passou a cooperar com o Instituto de Emergência Médica (INEM), através da disponibilização de uma ambulância com o estatuto de Reserva.
O Corpo de Bombeiros de Manteigas dispõem neste momento na área do Socorro Pré-hospitalar recursos humanos diferenciados – 1 médico, 1 enfermeiro e 5 bombeiros com formação TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro).
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema, são as principais tarefas do INEM. Este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica, através do número europeu de emergência - 112.

Sem comentários:

Enviar um comentário